Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Spigelia vestita L.B.Sm. EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 30-07-2012

Criterio: B1ab(iii)+2ab(iii)

Avaliador: Julia Caram Sfair

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Espécie endêmica da Mata Atlântica do Estado do Paraná, com distribuição bastante restrita (EOO=801,76 km² e AOO=12 km²). Está sujeita a três situações de ameaça, sendo uma delas espécies exóticas invasoras nos Campos de Altitude. Dessa maneira, S. vestita é considerada "Em perigo" (EN).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Spigelia vestita L.B.Sm.;

Família: Loganiaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

​Descrita originalmente em Wrightia 2(2): 100–101. 1960.

Distribuição

A espécie ocorre apenas no Estado do Paraná (Zappi et al., 2012).

Ecologia

Espécie herbácea, hermafrodita, com registro de floração nos meses de fevereiro e março, ocorre em Floresta Atlântica em locais com solo pedregoso (Cordeiro, 804 FUEL; Poliquesi, 694 FURB; Hatscbach, 16100 UPCB; Hastchbach, s/n RB 203866)

Ameaças

1.4.3 Tourism/recreation
Severidade high
Detalhes Os Campos de Altitude no Paraná, área de ocorrência da espécie, sofre com o turismo inadequado que vem causando impactos significativos a essas áreas. Os mais comuns são o estabelecimento descontrolado de áreas de acampamento, abertura de trilhas e atalhos, uso inadequado do fogo e coleta de espécies vegetais para uso ornamental. Esses impactos podem ser agravados com o estabelecimento de espécies exóticas invasoras nas áreas impactadas, que tendem a se propagar com maior vigor que a vegetação nativa em regeneração (Mocochinski; Scheer, 2008).

1.4.8 Power line
Incidência local
Severidade medium
Detalhes Obras de infra-estrutura de telecomunicação ameaçam regiões de Campos de Altitude uma vez que para a instalações de antenas ocorre a supressão da vegetação, aberturas desnecessárias de clareiras, transporte inadequado por terra dos materiais até o pico que geram grande impacto e muitas vezes, resíduos de materiais utilizados na estrutura das antenas são abandonados nesses locais (Mocochinski; Scheer, 2008).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: "Vulnerável" (VU) segundo a Lista vermelha da flora do Paraná (SEMA/GTZ-PR, 1995).

Referências

- ZAPPI, D.; MANOEL, E.A.; GUIMARÃES, E.F. Loganiaceae in in Lista de Espécies da Flora do Brasil., Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB000151>. Acesso em: 19 maio 2012.

- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE/DEUTSCHE GESSELLSCHAFT TECHNISCHE ZUSAMMENARBEIT (SEMA/GTZ). Lista Vermelha de Plantas Ameaçadas de Extinção no Estado do Paraná, Curitiba, PR, p.139, 1995.

- MOCOCHINSKI, A.Y.; SCHEER, M.B. Campos de Altitude na Serra do Mar Paranaense: aspectos florísticos. Floresta, v. 38, n. 04, p. 625-640, 2008.

Como citar

CNCFlora. Spigelia vestita in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Spigelia vestita>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 30/07/2012 - 19:42:00